quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ciência

O que é Ciência?

A definição abrangente é a de Ander-Egg(1978)

"A ciência é um conjunto abrangente de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza"

ETIMOLOGIA

A etimologia da palavra ciência vem do latim scientia "conhecimento", o mesmo do verbo "saber" que designa a origem da faculdade mental do conhecimento.

DEFINIÇÃO LARGA

A palavra ciência possui vários sentidos, abrangendo principalmente três acepções:
  1. Saber, conhecimento de certas coisas que servem à condução da vida ou à dos negócios.
  2. Conjunto dos conhecimentos adquiridos pelo estudo pela prática.
  3. Hierarquização, organização e sístese dos conhecimentos através de princípios gerais.(teorias, leis, etc.)
DEFINIÇÃO RESTRITA

Segundo Michel Blay, a ciência é "o conhecimento claro evidentes e demonstrações, quer sobre princípios evidentes e desmonstrações, quer sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos.

EMPIRÍSMO

De acordo com o emprísmo, as teorias científicas são objetivas, empíricamente testáveis e preditivas elas predizem resultados empíricos que podem ser verificados através de experiência e possivelmente contraditos. (pai Aristóteles)

REALISMO CIENTÍFICO

Em contraste, o realismo científico dfine ciência em termos da ontologia: a ciência se esforça em identificar fenomenos e entidades no meio, seus poderes causais, os mecanismos através dos quais eles exercem esses poderes e as fontes de tais poderes em termos da estrutura das coisas ou natureza interna.

SURGIMENTO DA CIÊNCIA

O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga com pensadores pré-socráticos que foram chamados de Filósofos da Natureza e também pré-socráticos. Nesse período a sociedade ocidental, saiu de uma forma de pensamento baseada em mitos e dogmas (certezas absolutas, no caso baseada em Deuses) para entrar no pensamento científico baseada no ceticismo (pensamento crítico, certeza de nada, o extremo do dogma). Na época Sócrates e seus contemporâneos (Platão e Aristóteles), o pensamento científico e consolidou, principalmente com surgimento do conceito de prova científica, ou repetição do fato observado na natureza.

Referência:

MARCONI, MARIANA, LAKATOS, EVA MARIA, METODOLOGIA CIENTÍFICA São Paulo: Atlas S.A, 2000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário