- Era Antiga
- Era Moderna
- Paraolimpíadas
- Símbolos Olímpicos
As Olimpíadas da Era Moderna, que seria o renascimento das Olimpíadas, se inicia com Barão de Coubertin, que é conhecido como o grande responsável por isso. Essa nova era começa em 1896 d.C com os primeiros jogos realizados em Athenas.
As Paraolimpíadas são as olimpíadas apropriadas para deficientes físicos. A idéia surgiu depois das grandes guerras por um médico, que para reanimar os feridos (psicológicamente abalados) criou esportes adaptados e lutou para a criação das PARAOLIPÍADAS.
Os Símbolos Olímpicos :
- Na Era Antiga o símbolo de "adoração aos Deuses" era muito importante porque era um culto quase que religioso que interrompia guerras e conflitos, como um evento de confraternização.
- Na Era Moderna os símbolos mudam um pouco, Coubertin traz antigas idéias como união e confraternização, mas cria simbolos como A CARTA OLIMPÍCA, O LEMA, A BANDEIRA, A CHAMA E OS MASCOTES.
- A CARTA, ela existe em Francês e em Ingles, e em épocas Olimpícas é traduzida par algumas outras linguas. Nela estão regras e princípios Olímpicos, códigos do COI. Sendo um símbolo muito importante.
- O LEMA é Citius, Altius, Fortius (O mais rápido, o mais alto, o mais forte).
- A BANDEIRA, criada pelo Barão em 1914 na qual ele disse: possui um fundo branco, cinco anéis entrelaçados no cento:azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpísmo, enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento.
- A CHAMA, seria a idéia de evocar a lenda de Prometeus, que roubou o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. E representa o fogo que arde nos atlétas, a chama fica acesa até o final dos Jogos.
- OS MASCOTES, foram criados com o objetivo de animar os jogos e como comércio, para fazer com que os gastos obtidos pelo país sejam parcialmente "pagos" com a venda dos bixinhos de pelúcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário