segunda-feira, 5 de abril de 2010

Jogos de Rua

Bincadeiras Infântis

O quadro foi pintado por Pieter Brueghel em 1560. No quadro acontecem várias brincadeiras infântis da época como: Três Marias, cabra cega, balança caixão... Neste quadro existem 84 brincadeiras.
No quadro existem algumas coisas que chamam a atenção: Ninguém sorri, é difícil identificar se os personagens são adultos ou crianças e a cidade inteira está Brincando.



No vídeo mostra brincadeiras de rua que existem desde a época de Brueghel e que são brincadas até hoje.

HOMO LUDENS
Johan Huizinga

Homo ludens é um livro de filosofia escrito por Johan Huizinga escrito em 1938. O livro fala sobre a ludicidade que todo ser vivo tem, do animal de estimação, ao ser humano. Ele fala até de exemplos como os cães e os gatos quando brincam com a gente ou entre eles mesmo eles não mordem com força porque eles sabem que aquilo é brincadeira.
O livro mostra características lúdicas, porque o autor diz que o jogo não tem significado, mas tem características: todo jogo tem regras, tem limite espaço-tempo, é divertido, tem de ser espontâneo, tem o estraga prazeres, é tenso, é sério e é um mundo diferente do nosso, é a realidade do jogo, muitas vezes ritualizado.

Filhos do Paraíso

Foi mostrado um filme pra nós que se chama "FILHOS DO PARAÍSO" e nele ocorre muitas cenas lúdicas, possuindo todas as características escritas no livro Homo Ludens. No filme ocorrem diversas brincadeiras, fenomenos lúdicos implícitos e explícitos. A História é Iraniana, e mostra a história de uma família pobre e o personagem principal é um dos filhos do casal dessa família. Ele perde o unico sapato de sua irmã e a história se desenrola ele fazendo de tudo e mais um pouco pra conseguir ir bem na escola, recuperar o sapato de sua irmã e não incomodar os pais.

O filme é um pouco diferente, confesso que fiquei surpresa com o final, mas vale a pena assistir.


Xadrez
O xadrez é um jogo de raciocínio muito práticado hoje em dia, mas muito antigo possuindo relatos históricos: no antigo Egito, Índia e China.
Ninguém sabe realmente sua origem, os chineses afirmam que surgiu na China e os Indianos afirmam que foi na Índia, mas o relato mais antigo veio do Egito com uma pintura encontrada que os personagens jogavam um jogo de tabuleiro mais ou menos igual ao xadrez.

Uma matéria da Globo legal sobre o Xadrez:


As brincadeiras hoje em dia são classificas como infântis, e feitas geralmente por crianças, mas no quadro de Pieter Brueghel vemos adultos brincando também, e o Huizinga fala que os seres vivos são de natureza lúdica e que não existe idade para o jogo, a brincadeira. Vemos também que o quadro de Pieter é muito antigo mas que mesmo assim muitas das brincadeiras que estão no quadro são brincadas até hoje, assim como o Xadrez, sendo um jogo tão antigo, mas jogado até hoje, tranformado até em esporte.

Referencias :


Nenhum comentário:

Postar um comentário